Ser Assistente Virtual é uma das profissões do futuro e, na minha opinião, de um futuro muito próximo. Isto porque, o mundo está a mudar e o trabalho remoto parece ser uma tendência que veio para ficar. Confesso que agrada-me imenso! Pois, para mim é a oportunidade de criar o meu próprio trabalho. Também, torna possível o sonho de mobilidade e liberdade profissional.
O que é ser Assistente Virtual?
Um assistente virtual é um profissional independente que trabalha de forma remota, ou seja, pode trabalhar a partir de qualquer parte do mundo e a qualquer hora. Além disso, é ele próprio que define com o que e com quem vai trabalhar.
O seu trabalho é prestar serviços de assistência administrativa, técnica ou criativa. A quem? A freelancers, empreendedores e pequenas ou médias empresas. Pois, precisam de delegar trabalho, mas não podem ou não querem contratar um funcionário permanente para a equipa.
Como surgiu a profissão?
Esta profissão apareceu na década de 90, com o avanço das novas tecnologias. No entanto, apesar de um assistente virtual utilizar a tecnologia para realizar a maioria das tarefas, não tem nada a ver com software ou inteligência artificial. Mas, é engraçado que ao pesquisar no google, encontras muitas vezes associado à Alexa ou à Siri.
Numa pesquisa realizada pela Robert Half, empresa de consultoria de recrutamento, referia que esta profissão é uma das mais promissoras. Sem dúvida, que é graças às redes sociais e ao mundo digital estarem cada vez mais presentes nas nossas vidas. Por essa razão, há cada vez mais pequenas empresas e empreendedores individuais a apostar no digital. E, assim, há mais procura por profissionais que possam realizar as mais diversas tarefas de suporte virtual.
Quais são as suas principais tarefas?
Um assistente virtual pode realizar diversos trabalhos. Por isso, não só é importante saber as tuas necessidades, como também o que o teu negócio precisa e quais são os teus objetivos. Desta forma, um assistente virtual poderá oferecer um serviço de maior qualidade. Isso significa que vai agregar valor ao teu negócio e à tua vida de empreendedora.
Tarefas comuns que assistentes virtuais realizam, por exemplo:
- organização e gestão de agenda
- gestão da caixa de emails;
- criação e gestão de contas em redes sociais;
- criação de imagens para redes sociais, campanhas publicitárias, etc;
- formatação de documentos, apresentações, ebooks, etc;
- criação de websites simples;
- criação de landing pages;
- gestão de email de marketing;
- gestão de encomendas;
- prospeção e gestão de clientes e fornecedores;
- elaboração de pesquisas e estudos de mercado;
- organização de eventos;
- reservas online de viagens;
- traduções;
- etc.
A maior vantagem de contratar um assistente virtual
Um assistente virtual é a forma mais económica de teres ajuda para fazer crescer o teu negócio. Porque não tens de pagar um ordenado a alguém a tempo inteiro, nem impostos e seguros, como também não precisas de fornecer espaço ou equipamentos para trabalhar. Certamente que isso simplifica muita a tua vida de empreendedora.
Ter um assistente virtual vai permitir-te aumentar a produtividade e reduzir custos com encargos.
A maior vantagem é o tempo que vais ganhar, porque muitas empreendedoras perdem demasiado tempo com tarefas que não lhes dão nenhum prazer e, muitas vezes, nem sabem como fazer.
Além disso, contratar um assistente virtual é uma grande vantagem graças à flexibilidade no número de horas contratadas. Isto porque, vai dedicar as horas que são realmente necessárias para cumprir determinadas tarefas.
Os serviços prestados e as horas dedicadas são completamente ajustáveis ás tuas necessidades. Para além de que, delegar tarefas que muitas vezes são simples e não precisam de serem feitas por ti, vai permitir que o negócio cresça. Isto porque, em vez de perderes tempo com estas tarefas, vais poder focar-te nas prioridades do teu negócio.
Como contratar um assistente virtual?
Um assistente virtual é um trabalhador independente, então ao adquirires os seus serviços, não estabeleces um contrato de trabalho, mas sim um contrato de prestação de serviços. Neste contrato constam as atividades que serão desenvolvidas, valores, frequência de pagamentos e os resultados desejados.
Claro que precisas saber quais são os teus objetivos e os resultados que desejas alcançar, antes de contratar um assistente virtual. Precisas de analisar quais são as tarefas que gostavas de delegar ou que não gostas de fazer. Desta forma, percebes, juntamente com o assistente virtual, quantas horas são necessárias.
Conhecias esta profissão? Já viste como um assistente virtual pode ajudar-te no teu negócio!
Descobre aqui os meus serviços.
Agora é só marcares uma reunião e levares para a tua equipa um assistente virtual. Envia email para virtual@raquelsimplifica.pt
Para terminar, sugiro a leitura deste artigo: Ser Assistente Virtual em Portugal
Gostaste do artigo? Então partilha no Pinterest!
Deixe uma resposta